segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Resumo apresentado ao Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008


CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE
ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS
OCEANOS E SEUS FENÔMENOS


AUTORES: Sousa, A. S.; Nunes, J. L. S.; Ferreira, D. M. R.; Araujo, L. N. C.; Morais, E. C.
RESUMO
Foi realizado a aplicação de questionários os alunos da rede pública de ensino em São Luis, (Brasil), sobre os oceanos, sua importância, recursos e fenômenos. Destacou-se os principais riscos para o ambiente marinho e suas características físicas, sendo a maioria das respostas consideradas satisfatórias.
Palavras chave: zona costeira, litoral, mar.

INTRODUÇÃO
Os oceanos cobrem 362.000.000km2, representando um total de 71% da superfície terrestre, logo é considerado o maior reservatório de água da hisdrosfera terrestre com 98% do total (SOARES-GOMES & FIGUEIREDO, 2002). Desta forma, diante da sua imensa dimensão territorial e da necessidade de gerenciar seus recursos naturais e não naturais surgiu a Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar (CNIO, 1998). Muitas das principais cidades do mundo localizam-se em um raio de 60km da zona costeira o que aumenta notoriamente o desgastes dos recursos refletindo no aumento da população urbana e de indústrias, dentre outras problematizações. No Brasil, 80% da população vive próximo do litoral, contudo os direitos que o país tem sobre o âmbito econômico e estratégico são praticamente desconhecidos (CNIO, 1998; WEBER, 2003), além das suas questões de interações biótica-abiótica (CUNHA & MOURÃO, 1997; ARAÚJO & COSTA, 2003).

MATERIAIS E MÉTODOS
Questionários padronizados foram aplicados em escolas públicas de ensino fundamental e médio para abordagem quali-quantitativa, de forma que as mesmas perguntas sobre recursos, importância dos oceanos e seus fenômenos fossem efetuadas na mesma ordem para todos osentrevistados. A análise computou a freqüência das respostas transformando-as em percentuais quais foram utilizadas para relatar o nível de conhecimento e interação dos alunos quanto a importância dos oceanos e seus fenômenos.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Um total de 123 alunos foram entrevistados, sendo 60% pertencentes ao ensino fundamental e 40% correspondente ao ensino médio. Quando questionados sobre o que poderiam encontrar no mar 72,3% respondeu de forma coerente, enquanto 62,6% responderam satisfatoriamente a importância dos seres vivos para o ambiente marinho. Sobre o ponto de vista da influência dos oceanos e da utilização dos oceanos pelos humanos a alternativa mais assinalada foi alimentação (80%), seguidas de transporte (46%), lazer (45%) e energia (30%), o grande percentual pode refletir os costumes locais do município de São Luís além de corroborar sua grande produtividade pesqueira. As principais causas de risco para o ambiente marinho citadas foram esgotos (98%), lixo (86%) e óleo (80%), por serem os principais problemas evidentes nas praias (COELHO, 2003) e mencionados em mídias. Os fenômenos oceanográficos que impressionam os alunos foram as ondas (67%), seguida pela cor das águas do mar (63%) e pela amplitude de marés (53%). As ondas típicas de São Luís são do tipo derrame, mas é comum observar a entrada de trem de ondas; a cor do mar pode variar entre o marrom escuro ao verde escuro de acordo com o regime de precipitação; e a amplitude de maré do Maranhão é classificada em macromarés com elevações podendo alcançar até 7,0m (DAVIS JR, 1978). Apesar da cor do mar ser motivo da apreciação da grande maioria dos alunos a sua causa ainda
não é bem elucidada, pois a maioria relacionou este fenômeno à reflexão (58%) e às algas (53%). Por outro lado, as alternativas que corretas que seriam partículas de sedimento e chuva tiveram os respectivos percentuais de resposta, 13% e 30%. Sobre o conhecimento ecológico foi levantado quais os tipos de ambientes marinhos relacionam-se com os oceanos, os ambientes mais citados foram praias, (71%), recifes (61%), manguezais (52%) e lagunas (39%). As respostas foram consideradas muito satisfatória, visto que os ambientes recifais no Maranhão, que corresponde ao Parcel de Manuel Luiz, não possuem um grande reconhecimento de boa parte da população e a principal laguna é denominada de Lagoa da Jansen, sua lembrança desta poderia estar relacionada às constantes mortandades de peixes devido à falta de manuntenção das compotas que fazem a renovação de suas águas gerando anoxia no ambiente.

CONCLUSÕES
A aplicação de questionários aos estudantes permitiu avaliar o nível de conhecimento a cerca da utilização dos oceanos pelos humanos, onde a maioria dos entrevistados, 80%, destacou a alimentação como uso principal do ambiente marinho, o que indica uma ativa produtividade pesqueira na região. A avaliação foi positiva para a indicação da principal causa de risco aos mares e oceanos, apontando-se os esgotos por 98%.dos estudantes e, 67% indicaram as ondas como principal fenômeno oceanográfico.

REFERÊNCIAS
AARAÚJO, M.C.B. & COSTA, M.F. 2003. Lixo do meio ambiente. Ciência Hoje, 32 (191): 64-67.
CNIO, 1998. O Brasil e o Mar no Século XXI - Relatório aos Tomadores de Decisão do País.
Ultra Set Editora Ltda. Rio de Janeiro, Brasil. 408 p.
COELHO, J.G. 2003. Um estudo sobre produção, acondicionamento e coleta dos resíduos sólidos nas praias de São Marcos e Calhau, São Luís-MA. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas). UNICEUMA. São Luís. 45p.
CUNHA, M. & MOURÃO-FILHO, A. 1997. A concepção de mar de professores de 1º e 2º graus do Rio de Janeiro. Resumos Expandidos do VII COLACMAR – Congresso Latino-Americano de
Ciências do Mar. 22 a26 de setembro de 1997, Santos, São Paulo, Brasil.V. 1, p. 220-222.
DAVIS JR, R.A. 1978. Beach and nearshore zone. pp. 238-286. In: Coastal sedimentary environments. New York: Spring Velag.
SOARES-GOMES, A. & FIGUEIREDO, A.G. 2002. O ambiente marinho. pp. 1-33. In: Pereira, R.C. & Soares-Gomes, A. (org) 2002. Biologia Marinha. Rio de Janeiro: Editora Interciência. 382p.
Weber, R.R. 2003. A perigosa poluição das águas. Scientific American Brasil.ed.12.maio.http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_perigosa_poluicao_das_aguas_im
primir.html.

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