sexta-feira, 25 de maio de 2007

O que fazer em caso de "queimadura" causada pelas caravelas?


A caravela portuguesa (Physalia physalis) faz parte do ecossistema marinho e contribui para o seu equilíbrio. Caracteriza-se pela presença de células urticantes (que causam queimaduras) que pode ocasionar acidentes a banhistas quando em contato com seus tentáculos.

QUAIS OS CUIDADOS PARA O PRONTO ATENDIMENTO (PRIMEIROS SOCORROS)

•Manter a calma;
•Lavar a área afetada com água do mar gelada ou vinagre
(NUNCA APLICAR ÁGUA DOCE, CERVEJA, URINA OU SIMILARES);
• Aplicar uma bolsa de gel;
• Não esfregar o local atingido;
• Procurar um posto médico mais próximo.

COMO EVITAR?

Evitar entrar na água do mar em períodos de grande incidência
(julho a outubro);

Não tocar no animal, mesmo se ele estiver morto.




3 comentários:

Anônimo disse...

PODEMOS TOCAR SIM O ANIMAL.. DESDE QUE SEJA NO PNEUMATOFORO.. OU SEJA.. NA AKELA BEXIGA QUE CONFERE FLUTUAÇÃO AO ANIMAL..

O PNEUMATOFORO NAO CONTEM CNIDOCITOS,LOGO, NAO CAUSARÁ AS QUEIMADURAS.

Unknown disse...

A urina alivia efectivamente a dor devido as suas propriedades nomeadamente o facto de ser anti-septica numa pessoa saudavel...claro que se a pessoa nao se apresentar saudavel é altamente desaconselhavel...

Karen disse...

Fui queimada ontem, mas não sabia o que fazer. Ficou muito vermelho e encheu de bolhas. Logo lavei o local com água doce, botei gelo por um tempo, esfregando levemente o gelo no local queimado até derreter, e apliquei depois uma pomada contra queimaduras (Dermazine). No mesmo dia à noite já tinha sumido qualquer marca, as bolhas haviam desaparecido e hoje ninguém acredita que me queimei. Agora entrei na internet para saber mais sobre o assunto e me assustei ao ver que eu não deveria ter feito nada do que fiz... O que será que fez com que tudo saísse bem, mesmo eu fazendo tudo errado?