quinta-feira, 26 de julho de 2007

Início da incidência de caravelas em São Luís







Neste último final de semana foram registrados pelos guarda-vidas da Guarda Municipal de São Luís quatro acidentes causados por cnidários nas praias do Calhau e Olho d’Água.

É bom lembrar que segundo os dados obtidos pelo monitoramento do Projeto Physalia nos anos de 2005 e 2006, registrou-se o período de maior incidência de caravelas nas praias urbanas de São Luís, que inicia no final de julho até início de outubro. Contudo, um fator que contribui com grande relevância são os ventos alísios que atuam neste mesmo período. Veja que no gráfico acima existem dois picos, estes picos correspondem justamente ao mesmo período de grande incidência do último biênio.

Por outro lado, existe um componente histórico, porém ainda não confirmado por estudos científicos, que é a incidência das águas-vivas (algumas provavelmente da espécie Stomolophus meleagris). É muito comum capturar várias águas-vivas em pescarias com rede de arrasto costeiro na praia do Araçagy no início do período dos ventos alísios. Portanto, por esse motivo é comum encontrar tanto caravelas quanto águas-vivas nas águas de São Luís.

Desta forma, seria muito bom prestar atenção durante os banhos no mar a fim evitar os acidentes e caso aconteça identificar o agente causador.

Nenhum comentário: